Home » + Chamada » Demos: Fifa x PES #2017

Demos: Fifa x PES #2017

Pois chegou aquela época do ano onde a pergunta volta: PES ou FIFA?  E a resposta não muda há pelo menos 6 anos…

Joguei exaustivamente as duas Demos e salvo a possibilidade rara do jogo completo mudar absurdamente, temos um diagnóstico bom sobre a jogabilidade, que é o que realmente discute-se entre os dois.

O PES melhorou muito. Se aproximou da realidade, melhorou goleiros, tudo! Tem times brasileiros, embora cometa alguns erros no visual dos jogadores que não dá pra entender. Mas é um jogo bem melhor que o 2016.

O problema dessa comparação é que estamos discutindo a evolução de dois carros de Fórmula 1, sendo que um liderava o campeonato e o outro andava 2 segundos atrás por volta.

A diferença caiu 1 segundo por volta. Houve melhora significativa.  Mas não para ultrapassar. Aí vem o primeiro e também lança sua nova versão. E abre de volta aquele segundo.

O FIFA evoluiu menos porque tem menos pra evoluir. É simples.  Mas é ainda superior ao PES. A jogabildade te faz sentir muito mais dono dos movimentos do que o PES.  A má vontade com a América do Sul continua, não dão a mínima pra nós.  Mas o jogo, infelizmente pra quem é brasileiro e queria os estádios, os times e o Brasileirão direitinho, é melhor que o PES.

A narração ainda não tem no Demo. Mas considero um erro razoável de estratégia do PES fazer uso de narradores de gerações passadas para atingir um público que em sua maioria é novo. Logo, nisso Leifert e Caio tem muito mais identificação, além de mil frases a mais, parece.

Em resumo, valeu muito a evolução do PES.  Mas nesse ritmo o FIFA vai ter que rodar na pista pro PES chegar. Enquanto os dois evoluirem ano a ano, o FIFA continua melhor.

abs,
RicaPerrone

Comentários