Home » Futebol » Futebol Europeu » Como parar o Barcelona?

Como parar o Barcelona?

Estou desde o fim do jogo ouvindo, comentando, lendo e falando com amigos. A pergunta que mais ouço é, pra mim, o “x da questão”. Todo mundo diz que o Santos não jogou porque “não dá”. Que o Barça isso, o Barça aquilo, e de fato está entre os 5 melhores times que vi jogar na vida. É indiscutível a qualidade e a confiança do time.

Pondero, no entanto, diversas coisas. Até porque o futebol ensina todo santo dia que o endeusamento na boa fase é desproporcional ao que vem na sequência. Todos querem saber “como parar o Barcelona?”, e é ai que eu acho que todos se complicam.

Será que alguém já notou que este time é armado, treinado e testado toda semana para enfrentar times que se colocam como abaixo deles e, portanto, se fecham?  Será que é tão difícil notar a incrível coincidência de ver o noticiário pre jogo sempre dizendo que haverá esquema novo pra parar o Barça no adversário?

Você já viu o Barcelona mudar seu time por causa do adversário? Já viu ele tentando parar alguém?

Ele é especial por isso. Se impõe o tempo todo como o time maior, o mais forte, o que toma iniciativa. Eu adoro isso, sou fã de quem faz, e não confundindo minhas tirações de sarro com o que penso de fato, é óbvio que eu adoro ver este time jogar. Até porque vai completamente de acordo com o que defendo.

O que eu não entendo é a pergunta repetitiva de “como parar o Barcelona?”.

Queridos… não vai rolar. Eles são armados para atacar quem se defende deles. Eles jogam 90% do tempo na Europa contra times pequenos que só se defendem. Eles, ao contrários de nós, não sabem jogar no contra-ataque ou tendo que buscar uma forma de parar os outros. O tempo todo eles jogam, os outros se defendem.

Aí você vai ao Mundial, sabe que tem menos conjunto e menos time (até por questão de mercado, lá dá pra entrosar time e manter) e faz o que? Tenta, pela milésima vez, parar o Barcelona.

Quando é que um time grande, caso do Santos hoje, com qualidade técnica para fazer estrago, vai tentar fazer com que o Barcelona se preocupe com o adversário?

Quando é que vamos ver o Xavi e o Iniesta tendo que ficar mais presos para não tomar nas costas do Ganso? Porque toda vez é o adversário que segura os seus volantes com medo dos deles?

Se há uma forma de TENTAR ganhar do Barcelona é fazendo algo diferente daquilo que ele treina e faz o tempo todo há 3 anos. Ou seja, surpreende-lo.

Eu não estou dizendo pra ir pra dentro dos caras sem juizo. Mas estou dizendo SIM que é possível parar o Daniel Alves subindo um lateral e não recuando o seu para marca-lo.

Se eles quiserem o jogo franco, ok! É muito maior a chance do Santos fazer 2 e tomar 2 do que tomar 4 e não fazer nenhum jogando com 3 zagueiros ruins e 2 laterais que não querem subir.

O Barça tem opção e só dá uma pra quem joga contra ele. O que o enfrenta não causa medo nos caras.

A situação, inclusive psicológica , é sempre favorável ao Barça.

Na Espanha, esquece! Ninguém lá tem time pra fazer isso e o que tem, mesmo que seja um grande time, tem um técnico que adora inventar e mudar o time todo pra encarar o Barcelona.

Quem poderia surpreender o Barcelona era exatamente um time de fora, que pudesse causar surpresas.

Com 3 minutos o Barça olha pro campo e vê mais um Getafe parado na defesa esperando ele.

Tudo que ele sabe fazer e ensaia a semana toda. Pronto, é só atolar o pé.

Quando pararem de se perguntar “como parar o Barcelona” e começarem a fazer com que eles pensem em te parar, o jogo começa equilibrado. Antes disso, é sempre 1×0 de véspera.

E assim será. Porque quem entra pra não perder de muito, perde. Quem entra pra empatar, perde. Só quem entra pra fazer algo grandioso sai com um resultado grandioso.

Caso do Barcelona, que entra pra fazer você se perguntar em como pará-lo.

Cabe a alguém devolver a pergunta.

Não foi o Santos.

Aliás, o Santos foi só mais um a passar 6 meses buscando a resposta pra pergunta que não tem resposta.

abs,
RicaPerrone