Home » Futebol » Clubes » Flamengo » Como chegaram

Como chegaram

leftFaltando 3 rodadas, os favoritos são aclamados por todos: SPFC, pragmatico e experiente, e o Flamengo, irregular e empolgante. A história recente dá total razão ao futebol pragmatico, não ao que empolga. Mas, a história no futebol só serve pra ser desmentida. Logo, não há favoritos.

O Flamengo chegou a esta condição com uma arrancada incrível no final. O SPFC com sua regularidade de sempre. Entre grandes vitórias e grandes derrotas, cada um trilhou seu caminho  a sua maneira. E são maneiras bem diferentes….

Tirando o próprio, restam 10 clubes grandes no Brasileirão. Logo, cada um deles fará 20 jogos contra times grandes. 10 em casa, 10 fora, ou clássicos. O restante dos jogos é contra times menores, que não são favoritos contra Fla e SPFC nem em casa, teoricamente.

Destes, o SPFC venceu 7 partidas. O Flamengo venceu 10.

O SPFC tem mais um jogo contra grande pra fazer, que será contra o Botafogo. Poderá vencer 8 dos 20 confrontos. O Flamengo venceu 10 e faz mais 2, podendo chegar a 12 vitórias.

E aí se diferencia o Brasileirão, e também cabe alguma reflexão: Será que é mais interessante que o campeonato seja decidido entre dois clubes que ganharam de todos os pequenos, ou será que seria mais bacana se fosse decidido entre os que ganharam os grandes jogos? Mata-mata? Ou um Brasileiro com 16 clubes? Talvez…

O Flamengo perdeu pontos para times menores em 10 oportunidades. Algumas delas, inacreditaveis, diga-se.

O SPFC, muito mais regular, perdeu pontos para menores em apenas 7 oportunidades.

Por exemplo: O Flamengo não venceu o Barueri e o Avai no campeonato.

Mas, o SPFC não venceu o Flamengo, o Palmeiras e nem o Atlético MG.

Fica a questão: Quem seria, então, o time de melhor rendimento?? Aquele que vence o que tem que vencer, ou aquele que vence o que é mais difícil de vencer?

Discussão pra 5 horas de boteco.

Mas, caso o SPFC seja campeão, eis um baita exemplo do que questiono na “justiça” dos pontos corridos. O campeão pode ser aquele que não venceu sequer 50¨% dos seus grandes jogos, e que não venceu nenhum dos outros 3 favoritos.

Vamos alem: Em disputa contra os 5 outros rivais que disputam o titulo Brasileiro, o SP fez 13 pontos. O Flamengo fez 17.

Porem, em disputa contra times PEQUENOS, e ai excluo Goias, Coritiba, Atletico PR, por exemplo, o Flamengo fez 12 pontos. O SPFC, por sua vez, fez 18.

Fica bastante claro que um joga com o regulamento e o planejamento de vencer os jogos que TEM que vencer, enquanto o outro, irregular, vence os jogos mais dificeis pra chegar onde chegou.

São filosofias, e convenhamos que a do SPFC é muito mais inteligente, apesar de muito mais sem graça a quem assiste.

Dos últimos 15 jogos o Flamengo perdeu 2. Empatou 3. Venceu 10.

Dos mesmos últimos 15, o SPFC perdeu 3, empatou 5 e venceu 7.

Fica claro que o campeão dos pontos corridos não precisa começar o Brasileiro bem, mas sim terminar voando.

Agora é na bola. Faltam 3 rodadas, que em tese se decidem em 2.

Sim, pois na última os dois devem ganhar seus jogos.

Portanto, enquanto o SPFC decide em 2 partidas fora, o Flamengo encara uma em casa e outra fora.

Não há favoritos.

abs,
RicaPerrone