Home » Futebol » Botafogo » Caro botafoguense,

Caro botafoguense,

Vamos por partes.  Eu tenho muitos amigos botafoguenses e sei sim o que vocês passam.  Sei o quanto é chato ser piadinha, não ganhar nunca, ver o rival tripudiar e não encontrar uma reação.

Não precisa me dizer que “a paciência termina”. Tá na testa de vocês desde 1960.

É óbvio que pra torcida só existe o clube e camisas que correm pra lá e pra cá. Sem que ninguém as carregue nos ombros, ou que lute por ela. Pro botafoguense, hoje, é ganhar ou ganhar.

Só que não consigo achar inteligente, faltando 5 rodadas, 3 em casa, com a mão na vaga na Libertadores que não vem há mais de uma década, jogar ovo no time.

“Tá uma merda!”, “Jogando mal”. Ok! Calma! Respira. Passou.

Agora pensa, filho.  Faltam 5 jogos. Reclama em dezembro, caralho! Você não foi lá quando tava bem, agora que tá mal quer ficar puto?

Ah mas eu sofro há 200 anos…. Ok! E o Gegê tem culpa?  O presidente que tá la ha 3 anos tem culpa pelos 15?

É mais inteligente gastar tempo mobilizando por 5 rodadas que podem gerar uma vaga, mais dinheiro, investimentos e a continuação da curva pra cima.

Sim, botafoguense. Há uma curva que você se nega a ver. Mas o Botafogo que capengava com times ridículos hoje é protagonista e briga lá em cima.

Dá mídia. Tem ídolos. Jogadores de nível internacional.  Exporta, causa respeito.

E não, há alguns anos, não causava.

Basta? Não.

Mas é um processo.

Não quer esperar? É um direito seu. Mas honestamente…. A 5 rodadas do fim, com a vaga na mão, é hora de criar uma crise?

Será mesmo que essa relação Botafogo / Torcida que um finge não achar ruim e o outro faz que não tem culpa é pra ser ignorada e esperar que caia do céu o título redentor?

Discute em dezembro. Dia 9, sem ovos, com conselheiros e diretores.   Não atirando ovos no Gegê, no Hyuri e em outros caras que não podem pagar o pato por 15 anos de problemas e mais problemas.

Cobrem. Mas cobrem lá no estádio, onde a torcida do Fogão não tem tesão de ir nem mesmo quando tudo caminha para um final feliz. Os finais não são apenas culpa do time.

Ou quando ganha você diz “eles”?  É “nós”, sempre!

Na derrota e na vitória.  Use o “nós”.

E “vocês” estão perto da vaga.

Empurre pra frente. São 5 jogos.

Depois você reclama se não funcionar. Mas se não quiser ajudar, também não acho que atrapalhar seja um caminho inteligente.

Jogador não corre mais por ter tomado ovada. Ao contrário, pega birra.

Sabe qualé a única conseqüência de protestos neste momento? Dar de presente pra imprensa uma crise no botafogo. Mais absolutamente NADA.

abs,
RicaPerrone

Comentários