Home » Futebol » Estatísticas » “A verdade vos libertará”

“A verdade vos libertará”

Eu acho graça quando vejo um bando de jornalistas burros incentivando a comparação entre a Champions League e o Brasileirão. Graça do emprego que eles vão perder em breve da crise no futebol brasileiro que eles mesmos ajudam a criar.

Mas engraçado mesmo é quando os números desmentem as lendas.

Você ouve dizer que nosso campeonato é ruim. Que o Inglês e o Alemão são perfeitos, e que o número de passes errados aqui é uma vergonha.

Basta ligar a tv pra algum gênio estar te passando isso como se fosse uma verdade absoluta. Mas não é. É apenas mais e mais do complexo de vira-latas ou da urgência em vender o campeonato que deu pra comprar com um orçamento de merda. No caso, os “europeus”.

Vou no filé. Serei cruel. Nem vou passar pela França, Escócia, Irlanda, Russia. Vou direto na Alemanha e na Inglaterra, os campeonatos que são de fato melhores que o nosso.

E aí tive acesso aos dados da Opta, que é quem cuida das estatísticas oficiais desses clubes e campeonatos todos na Europa. E veja você, meu caro “gol da Alemanha”, que impressionante é saber que erramos menos passes que os alemães, por exemplo.

Que erramos um pouco a mais apenas que os ingleses. E que a comparação cruel é distorcida entre os líderes, onde de fato os de lá são muito superiores, mas não ao nível do campeonato, onde o de cá é muito mais equilibrado.

Veja a tabela. Eles trocam mais passes, é natural, cultural. Nosso jogo é mais arriscado e menos de lado, menos passes curtos e óbvios. O que aliás, acho que deveriamos melhorar.

Mas proporcionalmente, erramos menos do que o super-mega-foda campeonato alemão.

Quem diria?

Entre os campeões há uma diferença grande. O que faz da Champions League algo inatingível, mas que também não é a verdade do “campeonato x”, ou do “futebol europeu”.

A verdade por exemplo é que entre os décimos colocados dos 3 campeonatos, o nosso erra metade dos passes que um deles erra. E isso é “campeonato”, não um time.

A média por jogo nos da 160 passes errados (longos ou curtos) por jogo. O deles, entre 170 e 193. E quando termina o jogo aqui, logo algum comentarista diz que “com esse número de passes errados, não dá”.

Dá, sim.  O que não dá pra é vender o peixe do vizinho e levar a nossa peixaria a falência a troco de nada.

Enfim, senhores…. números (oficiais) ! Eles erram mais passes que nós.

abs,
RicaPerrone

Comentários