Home » + Chamada » A torcida do…

A torcida do…

Passada a euforia e o desespero pós finais, podemos conversar.  Talvez para alguns seja “má fé”,  e para esses eu entrego meu completo desprezo.  Mas para quem está disposto a questionar antes de julgar, aí vai o critério.

“Porque você não fala que a torcida do X faz isso e aquilo?”.

Eu faço isso há 20 anos. O blog tem 10. Procura aí no histórico, vai encontrar uns 200 posts onde eu me RECUSO a chamar um grupo da torcida de “torcida do” por considerar injusto.

Pois bem. Acho que ninguém concorda que quando uma organizada do Clube X mata alguém, a “torcida do time X seja violenta”.  Quando daqueles milhões, 3 ou 4 mil pessoas são organizados de má fé. Não “a torcida do”.

E assim fiz, coerentemente, por 10 anos.

O conceito que faço de “torcida do”  é geral. Não se limita a um grupinho, seja ele violento, festeiro, bonito, feio, amarelo, azul, pouco importa. Eu nunca rotulei uma torcida por um grupo. E a coerência me faz andar nessa linha.

Se a Jovem X agride alguém, não faz da torcida do time X violenta. Se a Jovem X canta o jogo todo, não faz da torcida do time X uma torcida que canta o jogo todo.

O que eu considero “torcida do” é o todo. E isso engloba as organizadas, mas não dá a elas o poder de representar milhões. Ou você está representado quando quebram o CT? Quando matam alguém? Espero que não.

Mas por lógica, a representação não pode vir nem pro bem, nem pro mal.

Então, se 5 mil pessoas da torcida Jovem X cantam o jogo todo e vão a todo jogo, não pode significar que “a torcida do time x canta o jogo todo e vai a todo jogo”.

Não. A torcida do time X não vai ao jogo se nele tiverem 10 mil pessoas. Há dentro dela um grupo que vai, que canta, empurra e que seria do caralho não fosse minoria. Mas é. E assim sendo, por lógica e coerência, eu não posso rotular a favor o que me nego a rotular contra.

Eu jamais generalizei você por um ato violento de um dos seus. E não faria desses caras melhores torcedores por um ato seu.

É bastante simples a linha. Basta não ter má fé para interpreta-la.  E olha que nem citei nomes pra não gerar mais e mais mimimi.

abs,
RicaPerrone

Comentários