Home » Futebol » Clubes » Fluminense » A poucos passos da Glória

A poucos passos da Glória

Claro que a torcida do Flu, como todas, acha que o resultado do dia anterior representa o clube e seus últimos 100 anos. Mas, como futebol não se analisa por 24h, nem sequer por 2 meses, vamos devagar.

O Fluminense tem um passado recente que não por acaso se parece com os de Inter, SPFC e Flamengo, os campeões dos últimos anos.

Ele sobe, melhora, ganha a Copa do Brasil. Aí chega a final da Libertadores e da Sulamericana, faz 2 bons Brasileiros, 2 ruins. Perde os dois torneios continentais por detalhes, meros detalhes.

Vai bem no estadual e perde o clássico decisivo.

Mas, de alguns anos pra cá, o torcedor do Fluminense não pode reclamar se comparar com o passado recente, onde vivia caindo, apanhando da bola e sem time. Hoje, o Flu tem uma base que funciona, sempre tem 2 ou 3 jogadores de alto nível no time e chega. As vezes não, as vezes sim, como todos.

Em 2005, campeão estadual e vice da Copa do Brasil e quinto no Brasileirão.

Em 2006, terceiro na Copa do Brasil e mal nas outras.

Em 2007, campeão da Copa do Brasil e quarto no Brasileirão

Em 2008, vice da Libertadores.

Em 2009, vice da Sulamericana.

É um passado digno do Flu? Não, faltam títulos maiores ainda.

Mas, há um crescimento notável e resultados ainda atrelados a detalhes.

O SPFC buscou de 2002 em diante construir o caminho até ganhar tudo. O Inter idem, e o Flamengo foi subindo neste mesmo ritmo do FLu até chegar ao Brasileirão 2009.

Onde quero chegar?

Que o Flu está passando por um amadurecimento natural em busca de titulos maiores. E isso só virá com o ajuste de detalhes.

Não adianta demonstar time, mandar treinador embora, contratar mais 10 caras. Tem que continuar, arrumar o que falta e buscar o caneco.

O Flu tem hoje um time bem aceitável, joga um futebol aceitável, perde por detalhes, está vivo na Copa do Brasil e tem uma perspectiva de fazer um bom Brasileirão.

Mudar o Cuca agora porque o Fred perdeu penalti ou porque o juizão deu um gol irregular é besteira.

O Flu está num caminho legal, lento, porém, correto.

Em breve este time se ajusta e encaixa um titulo. E daí pra frente vem a confiança, a mídia, os patrocinadores, e tudo fica mais fácil.

Não acho que o Fluminense deva mudar nada no elenco e na comissão técnica.

A chegada de mais 2 ou 3 jogadores resolveria quase tudo.  Não dispensaria garotos, nem taxaria este ou aquele, ainda, como um caso perdido.

Acreditem, o Fluminense cresce com os erros a cada ano. É a tendencia natural das coisas.

Se mexer, vai voltar a estaca zero.

abs,
RicaPerrone