Home » Futebol » A decisão que até pode ser perdida

A decisão que até pode ser perdida

Estão dizendo que se o Palmeiras não vencer o Sport, está fora da Libertadores. Pela matemática simples, perder 3 jogos elimina mesmo. Mas… cada grupo é um grupo, cada jogo é um jogo, e as coisas não são tão dramáticas quanto parecem, não.

Vamos supor, numa hipótese até considerável, que o Sport vença o Palmeiras.

O que vem a seguir? 3 jogos onde 2 são em casa e 1 fora, contra o Colo-Colo, que não é um grande time. Dá pra ganhar as 3 partidas sim.

A LDU recebe o Colo-Colo e deve vencer. O Sport recebe o Colo-Colo e vence, como já fez no Chile. A LDU vence o Sport em casa, e pronto. O Palmeiras decide a vaga com a LDU no saldo. Ou seja, pode acabar dependendo 100% dele mesmo perdendo.

Claro, depende dos resultados darem isso. Mas, convenhamos, são bem favoritos os times que precisam ganhar estes outros 3 jogos.

Vencer ou empatar no Recife é fundamental, sem dúvida. Mas, não é uma questão de eliminação, como alguns colocam erradamente na mídia. O Palmeiras fica numa situação desconfortável, sem dúvida! Mas ainda tem chances sim, e não são tão remotas.

Vai lá na Globo.com e simula os demais resultados considerando que o Palmeiras vença os 3 finais e PERCA o jogo para o Sport semana que vem. Você verá que a maioria das combinações classifica o Palmeiras, mesmo perdendo este jogo “decisivo”.

Não estou entrando no mérito de “o Palmeiras não ganha as 3 nem a pau”, “Quem perde em casa do Colo Colo não vai ganhar fora”, etc. Ou seja, sem opinar sobre as condições do time em si, mas só focando em matemática a conclusão é essa.

Ou seja… é pra criar clima, sem dúvida. Mas… não chega a ser a “eliminação” alvi-verde, como alguns colocam em caso de derrota.

A única possibilidade que pode “complicar” mesmo o Palmeiras neste caso é se o Colo-Colo, que joga 2 fora além do confronto direto com o Palmeiras, vencer um deles. Aí sim, vira drama. E, mesmo assim, é saldo de gols.

Se isso conforta os Palmeirenses, é bom lembrar que, como o Boca em 2007, o time que sofre muito pra passar de fase e consegue, muitas vezes vai com moral e acaba ajudando no mata-mata.

Mas que vai ser um jogaço, vai!

Abs,
RicaPerrone