Publicidade

Jan
26

Mudando os planos

By RicaPerrone

Em dezembro Juvenal conversou com a diretoria, coisa que nunca faz. Ouviu que o time não joga bem, concordou, e apoiou a mudança do esquema para um 442. Contratou jogadores bons, mas ninguém fora de série. Apostou no elenco, e já se arrependeu.

Os motivos não são os resultados, óbvio. Ninguém no SPFC é maluco de considerar os 3 primeiros jogos como parametro. Mas, entre as apostas da diretoria e o mercado, existe uma diferença. Dinheiro. E, pasmem, não é exatamente pra onde ele vai, mas sim de onde ele vem.

Juvenal assistiu aos primeiros jogos e não gostou. Como aliás, não tem gostado dos reforços, ja que o SPFC, que se gaba de “contratar bem”, errou em mais de 80% nos últimos anos. É um festival de “vai e vem”, e o time continua o mesmo.

O “homi” cansou. Prometeu aos conselheiros que em 2010 mudaria o time quase todo. Não quer mais esse futebol pragmático e também não acha que este elenco tenha ambição suficiente depois de ganhar muito.

Alguns eternos reservas vão sumir, e já começaram. Aislan, Ze Luis, Saavedra, entre alguns outros deixam o clube.

Chegam Alex silva, Cleber Santana, as apostas Fernandinho e Leo Lima, o experiente Paraiba, entre outros menos relevantes.

A idéia era trocar o time DURANTE o ano, conforme a grana fosse entrando.

Mas, cadê a grana?

O SPFC tem um caixa negativo de mais de 20 milhões, o que é bem justificavel já que nao vende ninguem ha 2 anos.

Busca patrocinador, e acaba de descobrir que o mundo não é burro. Se o Chelsea tem patrocinador forte, não é exatamente pelo titulo, mas sim pela exposição.  A “aulinha” do Corinthians 2009 parece ter funcionado, já tendo sido seguida pelo Flamengo, e agora, talvez, pelo SPFC.

Ou seja. Ganho titulos, mas isso não me aumenta representativamente a exposição de marca fora.  Um patrocinador multinacional prefere pagar 30 milhões ao Corinthians, onde sabe que todo drible do Ronaldo ou passe do Roberto Carlos vai ser reproduzido no mundo todo do que 30 ao SPFC, que mesmo campeão não terá repercussão internacional.

Ou seja, caiu a ficha. O Real Madrid não é caro porque ganha. É caro porque aparece. E aparece porque tem idolos.

Então, sem conseguir os tais 30 milhões que acha justo, o SPFC pensa em mudar a estratégia. Ouviu na lata de um dos possíveis patrocinadores que “não me interessa o titulo brasileiro. Me interessa exposição de marca”.

Por isso, também, Juvenal resolveu mudar os planos. Foi pra cima do Cicinho, tirou o Alex Silva do Flamengo na última hora (pagando 500 mil euros pro Hamburgo), está em cima do Robinho e conversa com outros jogadores de nome. Ricardo Oliveira é um deles.

A idéia de ter um time “arrumadinho” começa a perder espaço para os “galáticos”.  Talvez porque o mundo mostre isso ha 200 anos, ou talvez porque os brasileiros querem mudar o mundo.

Demorou, mas um clube percebeu. O Corinthians.

E ao perceber, mexeu com os rivais.

O Tricolor 2010 não deve ser este que está em campo. Dois “titulares” ja chegaram. Hernanes pode sair nos próximos dias, outros encostados estão sendo dispensados, e um ou dois jogadores de alto nível estão na mira do Juvenal.

Será que dessa vez o escorpião sai do bolso?

Eu adoraria ver um time com “craques” pra valer ingresso. Vitória por 2×0 a gente vê todo dia, em qualquer lugar.  Dribles e lances incomuns, nem tanto. E é por eles que o futebol paga.

abs,
RicaPerrone

Categories : Futebol, São Paulo FC




ATENCAO: APENAS USUARIOS CADASTRADOS PODEM LER E COMENTAR NESTE BLOG.
Para se cadastrar, clique aqui!

Se algum usuario desrespeitar as regras ou te ofender, favor avisar o blog através do rica@ricaperrone.com.br .

Comments

  1. ranierinery says:

    Ahh garoto! Gostei deste post!

    Mas pelo que ja vi em outro blog, (Marcelo Lima), Ricardo Oliveria é um nome fora de cogitação!

    robinho..é só papo mesmo!

    nao consigo pensar num nome grande pra virar estrela no morumba!

    • nigrosopmac says:

      Eu, no lugar do Robinho, faria o que o Adriano fez: voltava pro time que o revelou, na cidade que o consagrou e jogava bola. Ir pro rival só vai dar mais dor de cabeça pro cara.

      É negociação, bla bla bla, mas depois nego não assume que o SPFC só entra em contratações quando vê que um time grande está chegando perto de fechar. Nem sempre funciona, duvido que o Adriano trocaria a Gávea e o Rio por SP novamente.

      • ranierinery says:

        pois eh!

        é logico q como sao paulino e fã do cara, eu gostaria do robinho no meu time!

        mas nao tem mto a cara! fica meio estranho!

        Adriano = Flamengo
        Robinho = Santos

        e por ai vai…

        mas se vier eu compro a camisa! \o/

        • xorongonhaneba says:

          Vcs só tao esquecendo q o Robinho, assim como o Diego eram saopaulinos quando criança!

          Não sei daonde o Daniel Perrone viu q o Robinho disse ate que queria jogar no tricolor um dia… se for verdade, eh mais uma evidencia…

          Mas enfim, qndo eles foram no Jo Soares uma vez em 2002, disseram q os idolos deles eram Raí e Denilson! Ficou na cara…

          • ranierinery says:

            Noops!

            O Diego disse que era são paulino qdo criança no interior de sp!

            O robinho é de são vicente, santista e o idolo do cara era o saudoso Dener!

            tbm nao sei de onde o perrone ouviu isso do robinho!

            • Marcos Ramos says:

              Do Diego eu sabia, essa do Robinho São-Paulino pra mim é buxixo….
              Abraço!

          • nigrosopmac says:

            Quem dá crédito de verdade ao D.Perrone?! O cara vive no mundo de Sofia do Futebol… e não é nem só pq é um ‘Blog de Torcedor’. Até o Arthur, que é tão sem noção quase sempre, tem horas que analisa a situação friamente. A ponto de no ano passado, fazer continha pra não cair e desacreditar o Pet. Coisas pelas quais ele se retratou assim que notou que tinha se enganado.

      • Gabriel 6-3-3 says:

        O São Paulo foi citado como o melhor clube pro Robinho jogar pelo proprio técnico dele e você quer que o clube nao faça nada? hahahah

        O episodio do Ronaldo nao ensinou nada pra vcs ne!!

        • nigrosopmac says:

          Azar o do técnico que indicou, rapaz. Já ouviu falar em identificação com a porra da camisa?! O cara foi pra ganhar dinheiro, se deu mal, e tá vontando pra aonde conhece bem como é, afinal, foi formado lá. Foda-se o dinheiro/estrutura que o SPFC ou o XV de Piracicaba tem pra oferecer.

          Vai falar que SPFC tem mais caixa/estrutura que o Manchester City?! Se liga, o cara estava na Europa, onde tudo é dourado (pelo menos é assim que a mlkada vê hoje), qualquer clube no Brasil é pinto se for comparar. Então, o que sobra é a identificação do jogador com o clube.

          Alex Dias deixou nas mãos do Hamburgo a decisão de pra qual time voltaria. E os caras aceitaram os 500 mil que o SPFC botou na mesa. Robinho não vai querer dor de cabeça com Santista só pq o técnico do clube que ele está saindo disso… nem fudendo.

        • nigrosopmac says:

          Quanto ao episódio Ronaldo, o que eu tenho a dizer é que eu dei graças a Deus dele não ter ficado no Flamengo. Especialmente pq de jogador fora de forma já tinha o Obina, e eu não sou especialista em medicina esportiva pra garantir que ele ia render depois de ter dois joelhos estourados e operados.

          Aí, teríamos fechado um acordo que deixa nossa camisa com cara de macação de piloto, com 80% de patrocínio indo pro bolso do jogador que joga 5 partidas e fica 10 parado pq não tem mais forma física o suficiente pra aguentar, nem idade.

          Deixa a gente com o Adriano mesmo, que abriu mão de muita grana e, com regalia e tudo, não causou racha no elenco e ainda ajudou na conquista do Hexa. O Corinthians tinha o Ronaldo, e ai?! Me ensinou que uma pomba gorda só não faz verão…

          • aluz says:

            É… Mas aposto todo o meu dinheiro que a verdadeira razão por trás da troca do Flamengo pelo Corinthians foi a relação do Flamengo com a Nike. Duvido que a Nike não tenha constrangido o Gordo a assinar com o Flamengo.

            • nigrosopmac says:

              Tenho absoluta certeza disso. A Nike, incompetente que foi no Flamengo, não estava afim de perder grana pra OLK. Se o Ronaldo fica no Flamengo, mesmo que não jogasse, a camisa do cara ia vender igual água. Aí seria Ronaldo e Adriano… e os 1.500.000 de camisas emm QUATRO MESES de OLK seriam facilmente 3.000.000

              Que torcida pequenininha, hein?!

      • fiabib says:

        Ah que isso cara. Vc está sendo injusto toda a vez que o SP está negociando com um jogador aparece outro clube pra botar água. Com o Santos isso ocorre direto. Claudio Pitbull, Tcheco, vários outros. Pra falar a verdade nos últimos anos o SP perdeu todas as vezes que vazou informações sobre contratações. Diego Souza, estava apalavrado segundo os blogs da época. Já o Adriano fez muito bem em ir para o Fla, mas cabe lembrar que ele foi oferecido ao SP primeiro e o JJ não queria bancar as ausencias em treinos e tudo mais.
        Abs.

        • Leonardo says:

          Mas era muito mais conta, bancar o Adriano que falta treino, mas vende camisa, chama a atenção, expõe a marca, e faz a diferença em campo, mesmo estando a pura ressaca, ao invés de trazer uma Marcelinho Paraíba da vida, que, segundo a imprensa, sempre arrebenta nos treinos, mas na hora do jogo é apagado que só ele.
          Pergunta pra algum flamenguista se tem saudade de Marcelinho paraiba, não conheço nenhum, e eu tambem ja passei muita raiva na epoca de 98,99,2000, de ver jogador que corre com a cabeça baixa, nao sabe puxar um contra ataque e nao acerta um passe de 2 metros.
          Eu prefiro mil vezes um Adriano bebado em campo do que um Marcelinho, ou um Diego Tardeli, Aloisio etc, essas bombas que o SP contrata dizendo que é boa contratação.
          Pelo amor de Deus, parem de repetir o que essa ingua do JUJU, fala, sera que a torcida mimadinha nao tem opniao propria? Não sabe ver a situação e tirar uma conclusão por si só?
          Isso ai tudo que o Rica esta falando é o reflexo do efeito Muricy, vai la banca sozinho esse idiota, mas ele nao trazia lucro pro time?
          Porque ninguem coloca isso em questao?

          • fiabib says:

            Cara, as vezes um cara como o Adriano arrebenta com o elenco por ter salário alto e por ter benefícios com relação a horários. É só vc ver o VL no Palmeiras. Esse negócio de vender camisa e fazer sucesso é pq o time foi campeão, se não fosse, sei não…
            Eu gostaria de contar com um Adriano novamente no tricolor, o cara decide jogos, mas tirando R9 e Adriano quem o SP poderia contratar que seria certeza decidir jogos a favor???
            Eu não sou da bancada do JJ, muito menos de qq outra pessoa, tiro minhas conclusões assistindo aos jogos e lendo informações.
            Abs.

            • Paulo Monteiro says:

              As camisas do Flamengo foram vendidas antes do título do Brasileiro ser ganho.

              No resto concordo contigo.

    • Meiri says:

      Ricardo Oliveira fora de cogitação é???Sei não…pq será que o Marco Aurélio foi pros E.A.U???Quando perguntado do Ricardo,ele riu e disse:”…fora de cogitação!”Enfático demais e escorregadio demais…Dá pra desconfiar!

      • ranierinery says:

        foi o cara la do blog q falou!

        nem sei mais qual é a condição dele hoje. Será que ta jogando bem ainda??

        e se vier, quem vai pro banco?

        • Rodrigo Ribeiro says:

          Com o R Oliveira? Qualquer um dos atacantes de hoje esquenta o banco pra ele.

        • lucastommacedo says:

          ate o rogerio ceni vai pro banco com o ricardo oliveira no time.

        • Meiri says:

          Pelo que sei,ele está se recuperando de uma contusão…Quanto a probabilidade dele no SPFC,não faço a mínima idéia,mas desconfio que a diretoria esteja trabalhando em sigilo,ou seja,escondendo a rapadura,pra esse bando de olho de urutu não tentar atravessar…rsrsrsrs.

          • Bortone says:

            axo q é impossivel R.Oliveira vim para o SPFC ñ faz nem 1 ano q ele ta lá, e foi a contrataçao mais cara do mundo arabe, duvido q os sheik liberem ele

          • urubu rei says:

            o meiri,quem tem fama de fura-olho é o spfc,rsss taí na mídia o caso robinho….

  2. nigrosopmac says:

    É malandro… mas quer apostar quanto comigo que vai ter comentárista aqui no seu blog, falando que você tem birra com a diretoria, blablaba?!

    SRN

  3. leonardogw says:

    Tomara que voce esteja realmente certo.

  4. Rafael Souza says:

    Na boa Rica, se fizer isso o SPFW vai ser menos odiado. Mas só um pouco. Tu acha?

    SRN

  5. TatoGomes says:

    RC; André Dias, Miranda e Alex Silva; Cicinho, Hernanes, Cléber Santana, M. Paraíba e Jorge Wagner; Robinho e Ricardo Oliveira.

    Sonho meu… Sonho meu…

    • ranierinery says:

      volante na ala!!

      [Muricy detected!]

      • john says:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Gabriel 6-3-3 says:

        qual volante ele colocou na ala? Cicinho e JW nao são volantes…

    • dave mustaine says:

      mto do pragmatismo do sp é por causa dos molengas hernanes e jw. O meio campo com eles juntos nao anda, nao adianta, eles nao dao velocidade ao jogo, nao passam de primeira, sempre dao um toque a mais na bola, etc

      Jean é titularissimo. Mto mais jogador que hernanes.

      Eu colocaria Jean no lugar do hernanes e diogo no lugar do jw, ou procuraria um lat esquerdo por ae

  6. guipoveda says:

    Eu até arriscaria Oscar no M. City pro Robinho vim pro SP!

    • dave mustaine says:

      que isso cara…….discordo de vc

      oscar sera mto mais jogador que o robinho

      nao valeria a pena

      robinho nao é essa coca cola toda nao

      se fosse um imperador, um fenomeno, um fabuloso, um kaka, um gaucho, um riquelme, um tevez…….td bem, ate valeria uma loucura, mas pelo robinho nao

    • Juransco says:

      Acho interessante sua proposta, desde que o Oscar não fosse cedido em definitivo.

      O Oscar era a noiva que virou traveco, o SPFC tá louquinho pra se desfazer dele na primeira oportunidade.

  7. Gabriel 6-3-3 says:

    “que mesmo campeão não terá repercussão internacional.”

    Começo por essa frase porque é uma grande bobagem. O São Paulo tem um prestigio internacional maior que qualquer time no Brasil. Não é a toa que o Mancino quer robinho no SPFC, e todo jogador la fora comenta que o São Paulo é o mais conhecido e muito elogiado.
    -
    E é óbvio que muito disso se deve os seguidos títulos do clube. títulos são importantíssimos!!! Mas não é tudo. A torcida grande é muito importante. Mas deixe o “coringão mano” perder tudo que disputar em 2010 pra ver o que acontece!
    -
    O São Paulo tem uma torcida grande, a terceira maior num pais com 200 milhoes de habitantes. E a que mais cresce entre os jovens junto com a do flamengo, conforme pesquisa de 2008. Tem uma estrutura invejável, de clube europeu mesmo. Mas demorou um pouco pra perceber que trazer jogadores considerados estrelas hoje em dia é QUASE tão importante como a torcida e os títulos.
    -
    Pra terminar, dizer que JJ nunca ouve seus conselheiros é outra bobagem, e a demissão do muricy mostrou que ele pode até ser teimoso, mas ele ouve sim.

    • guipoveda says:

      “que mesmo campeão não terá repercussão internacional.”

      lógico que o Rica tá certo…
      comentou mais o q Hexa do SP ou a chegada do Ronaldo?

      • Gabriel 6-3-3 says:

        Primeiro que o Ronaldo foi um caso atípico, pois é um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. É claro que foi uma baita jogada de marketing.

        Mas nao me refiro a aparecer durante um dia ou semana, e sim de um prestigio adquirido durante várias conquistas.

        E isso o São Paulo tem, e muito, pode ter certeza. Não foi a toa que quando o Boca veio jogar contra o Cruzeiro, a camisa mais vendida la foi a do SPFC.

      • Juransco says:

        A chegada do Ronaldo abafou o Hexa do SPFC. Me lembro que na época se discutiu isso, o que vc comemora mais, título ou a chegada de um craque de peso como o Ronaldo.

      • nigrosopmac says:

        Não diz isso… mamãe falou que ele tá certo, ué. Deixa a criança. Não acaba com o sonho dele que torce pro Manchester Tupiniquim, vulgo SPFC.

        Prozac na mamadeira, bicho. Faz um mal danado pro juízo.

    • RicaPerrone says:

      Para ter repercussao internacional é preciso um titulo INTERNACIONAL. O SP ganhando Brasileiro nao aparece la fora. Nem ele, nem ninguem.

      • Gabriel 6-3-3 says:

        Discordo em parte, pois no caso do SPFC foi um TRI campeoanto, e isso da uma moral muito grande.

        • aluz says:

          Moro na Europa e posso te garantir que nem o Mundial tem muita exposição. Para eles o Mundial não tem lá muito valor. O negócio é ganhar a Champions League. Na Europa o Mundial é que nem briga com bêbado. É considerado mera formalidade. Se ganhar, bateu em bêbado, se perder, apanhou de bêbado.

          Já quando o Adriano atua bem, todos os jornais da Itália estampam na capa. O Ronaldo então, nem se fala. Sai em tudo que é canto. Principalmente na Itália e na Espanha.

      • nigrosopmac says:

        Rica, isso é caso clinicamente perdido. Deixa o menino ser feliz no mundo da imaginação…

        • Vincent Vega says:

          Respeito a todos aqui mas é incrível como ninguém pode discordar do rica que logo dizem: não contrarie o paciente, deixa a criança e bla blablabla … só um conselho pensem por vocês, não deixem que outros façam isso. Mas sobre o post eu concordo em parte com o que o rica diz mas é claro que os títulos tem extrema importância … liderar um campeonato garante maior exposição,depois do campeonato quem aparece é quem vence, associação time/marca vencedora … essa história de repercussão lá fora não é o objetivo principal já que estamos falando de mercado interno, portanto, os títulos contam muito assim como as contratações de impacto mas quantos jogadores conseguem realmente causar isso? somente aqueles considerados craques na europa e que ainda podem oferecer algo por lá, a contratação do rc não foi nada comparada a do ronaldo e adriano. Sou a favor do marketing mas com responsabilidade, a apresentação do rc foi adiada por que não pagaram a luz … os grandes craques tem que vir para um time com estrutura que honre os seus compromissos se não vira bagunça e andaremos para trás novamente e só mais uma coisa o corinthians conseguiu 40 mi em patrocínio e tem pagar 12 mi para o ronaldo e mais uma quantia para o roberto e o são paulo time supostamente sem craques recusou 24 mi da LG.

          • Gabriel 6-3-3 says:

            falou tudo!

          • nigrosopmac says:

            Rapaz, eu me refiro aos devaneios que nego costuma cagar pela a boca. Não bato palma pra maluco nem que me paguem por isso… se tua opinão é diferente da minha e vc gosta de fazer isso, só tenho a lamentar.

            Não perco tempo com doido. Só isso.

      • fiabib says:

        Se a contratação de um grande jogador significar um bom futebol até vale a pena, mas eu não trocaria o tricampeonato pela chegada de um jogador como o Ronaldo.

  8. morato.trento says:

    Nossa… Quanta bobagem !!!

  9. Gabriel 6-3-3 says:

    É engraçado que de uma hora pra outra virou regra contratar medalhoes e “aparecer”, como se isso fosse tudo que um clube precisasse. Tudo isso sem titulo, vira crise! heheh

    Que medalhão teve o Chelsea quando começou a ganhar premier leagues? nenhum! O time tinha varios bons jogadores, e só. Lampard, Joe Cole, Drogba, Chech, Terry… ninguem falava nesses caras! Nao eram ídolos de ninguem. Mas com o grupo forte e CAMPEAO que formaram, mudaram o cenário do campeoanto ingles.

    E o barcelona? Começou sem ninguem uma geração que ano passado conquistou tudo! Valdez, Puyol (esse era xingado!), Rafa Marquez, Deco, Etoo, Ronaldinho, Iniesta, Guily… vários jogadores que na época era tidos como meia-boca. Precisou contratar medalhão? nao! Colocava de vez em quando um gurizinho de 16 anos pra jogar, e hoje nada mas é que Lionel Messi.

    O Real Madri hoje faz sucesso, é verdade. Gastou muito e bem. É uma forma de aparecer, como fez o corintians com Ronaldo. Mas o time será cobrado pelo o que? numero de entrevistas do CR7 na tv espanhola? Não, será cobrado para vencer! Simples assim.

    • ranierinery says:

      O gente boa, é obvio que o importante é ganhar o título!

      mas oq tem mostrado ser fonte de dinheiro aki no brasil é a figura de um grande jogador como chamariz da torcida, pra vender camisa, patrocinio .etc…

      Agora vc falar que Ronaldinho qdo foi pro barça era meia boca, o deco era campeao mundial pelo porto, Etoo ja era badaladissimo na espanha…desde a goleada do mallorca no real madrid…
      valdez,xavi,puyol,messi todos pratas da casa!

      pegou pesado hein..

      • Gabriel 6-3-3 says:

        Eu sei que isso é uma ótima fonte, nao so no Brasil. Eu só quero mostrar que não é a única. Ronaldinho, Deco, Etoo… todos bons jogadores na época, mas nenhum era estrela, ídolo. Aliás o Deco era tao valorizado que nunca foi pra seleção e acabou se naturalizando portugues.

        Apostar nas categorias de base é outra boa fonte, por exemplo. Jogadores como Rooney, Messi, Iniesta, etc. começaram aos poucos em seus times já estruturados, e hoje são estrelas.

    • rrezende88 says:

      A grande diferença é que o Barcelona, mesmo com jogadores meia-boca (opinião sua da qual NÃO compartilho, principalmente a respeito do Ronaldinho, que na época era titular de seleção), sempre se destacou por um futebol agradável e era isso que vendia.

      • Gabriel 6-3-3 says:

        O ronaldinho nessa época era ídolo dos Brasileiros, mas la fora nao tinha todo esse prestigio. Depois com o que mostrou no barça virou mito hehehe

        Mesmo assim ainda sobra Valdez, puyol, Gio, rafa Marquez, Edmilson, guily, Iniesta…

        • todo time vencedor tem seus carregadores de pianos…

          mineiro e josue sao exemplos disso!

        • Rodrigo Ribeiro says:

          Como não era? o cara arrebentava no PSG…

          • wesley says:

            Metade do tempo que ele ficou no PSG (O campeonato Francês é horrível) foi no anco de reservas, lá todo mundo dizia que ele não servia para amarrar as chuteiras do Juninho.

            • Rodrigo Ribeiro says:

              ai ganhou uma copa do mundo como titular, o que eu quis dizer é que ele era sim conhecido mundialmente.

        • Leonardo-DF says:

          O cara tá viajando…
          SRN

        • Pedro Henrique says:

          Realmente o ronaldinho nao era ninguem!! Ele soh tinha uma copa do mundo no curriculo quando foi pro Barcelona (jogando de titular absoluto)!!

          • Gabriel 6-3-3 says:

            Depois que os caras arrebentaram é facil vim falar que já eram ídolos, mas pra europa não passavam de bons jogadores. E eu citei Ronaldinho entre vários outros que ninguem ousou contestar porque sabe que é verdade.

        • Arthur Orlandi says:

          Aonde tu tirou que Puyol Joga Bola? Puyol eh apenas um jogador muito identificado com o clube e que os torcedores pagam pau, mais ele joga nada.

    • lucastommacedo says:

      so o lampard, o joe cole, o chec??? Só?? vc deve ta me zoando!

      E o ideal e fazer que nem o mengao. Trouxe o Adriano que foi artilehiro e campeão Brasileiro! Quer mais exposição??

      SRN

    • ironei says:

      Rapaz esses times foram compostos por jogadores não tão conhecidos, mas que jogavam bola. Não quer que um patrocinador banque um time que o craque é um volante que raramente faz alguma coisa e o idolo é um goleiro artilheiro que a muito anos não tem uma media boa, minto tem uma media muito boa de gols levados e lesões. E ainda por cima joga um futebol muito fraco. Essa é a vantagem de time Europeu eles formam a vibizibilidade, é só o cara jogar bola.

  10. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by RicaPerrone: Mudando os planos – http://www.ricaperrone.com.br/2010/01/mudando-os-planos/...

  11. rguaraldo says:

    Aleluia, nossas preces foram ouvidas!!

    Será q finalmente nos livraremos da sombra Muricistica que paira sobre o Morumbi??

    Só de pensar em ver meu time jogando bola de novo ja fico empolgadasso

    Volta Tricolor!!

    • engracado q na epoca do MURICY.. o SPFC ganhava titulos

      soh nao quero ver MODINHA reclamando q o TIME EH PIPOQUEIRO!

      • Juransco says:

        O problema é como o SPFC ganhou os títulos.

        Todo ano futebol de retranca também dá no saco.

      • Rodrigo Ribeiro says:

        ganhou 3 em uns 13 que disputou…

        • Gabriel 6-3-3 says:

          uHIAHIUAHA

          3 em 13 que disputou, só 3 brasileirinhos, mais nada, único TRI CAMPEAO BRASILEIRO… só isso, tadinho…

          • Rodrigo Ribeiro says:

            Primeiro que eu trocaria os 3 brasileiros por mais uma liberta e um mundial que a gente poderia ter ganhado nesse período, segundo que eu estava respondendo ao colega acima que disse que com o Muricy ganhava títulos, ganhava sim, graças ao elenco e não ao futebol jogado, tanto é que quase ganhou o quarto com o RG, provando que a diferença quem faz é o elenco e a estrutura do SPFC, não o treinador, quis dizer que comemorei sim os 3 títulos, mas tenho saudades do meu time quando ele jogava futebol. Se você quer saber apenas de títulos, beleza, respeito sua opinião, mas eu gosto de futebol bem jogado e é pra isso que eu to torcendo.

            • Gabriel 6-3-3 says:

              Eu torco por um time forte, se jogar bonito melhor ainda, mas só isso nao adianta, lembra de 2002? poisé…

              • Leonardo says:

                Ganhou 3 titulos, sem mata mata,e graças ao elenco, que diga-se de passagem, foi formado pra ganhar a libertadores e disputar os torneios paralelos, como o genio voava em todos sobrava o elenco enorme pra disputar apenas o brasileiro de consolo e jogando com o esquema tatico do Mirassol, pois ate o Sto Andre é mais ousado que os times do Muricy. Não revelou ninguem, a diretoria nao vendeu ninguem, segurou base, nao ganhou o que queria, jogou com estadio as traças 90 por cento dos jogos, por que quem quer ver show vai pro teatro certo? Ou seja, de 16 campeonatos que disputou, tendo em mãos o melhor elenco do País, lembrando tmb que o time ja era formado e atual campeao da libertadores e mundial, ganhou 3 de pontos corridos, onde se tivesse um mata mata com o Nautico, tinha perdido tmb, perdeu o resto, só uns 13, espantou a torcida dos estadios, quebrou todos os tabus a favor do SP, nao revelou ninguem, queimou os destaques dos outros times que vieram para o SP, quando ganhava ele tirava leite de pedra, quando perdia o time nao deu liga, os jogadores nao corresponderam, isso tudo com o esquema fantastico de genio de todo mundo atras e tome chutao pra frente, ate achar um gol por acaso e a partida terminar 1×0, nunca mais que isso, só ele que trabalhava, o unico no Brasil, os outros todos eram vagabundos, porem sempre o eliminava, ressuscitou, Santos, Inter, Gremio, Palmeiras, Curintia entre muitos outros.
                É MURICY”"”
                Realmente meu amigo Felipe, voce ainda se diz Sao Paulino?
                Definitivamente o Muricy foi o pior de todos, mas se vc gosta do cara nao me leve a mal, nao use o simbolo do SP, coloca uma foto do Zacarias/Muricy e vai ser feliz cara.

                • urubu rei says:

                  clap clap clap
                  perfeito

                • realmente.. time q ganha titulo nao merece respeito.. ainda mais os titulos ganhos pelo MURICY!!!

                  • Leonardo says:

                    Os titulos ganhos pelo SAO PAULO FUTEBOL CLUBE, com seu investimento e estrutura, como campeonato de pontos corridos conta muito isso, e nao necessita do diferencial tecnico, por isso o SP ganhava o brasileiro e quando precisava de armação tatica, o diferencial tecnico, aconteceu o que aconteceu nos 12 ou foram 13 mata-matas, sempre com times com elencos inferiores e na fila ha muito tempo.

  12. rguaraldo says:

    Rica, uma pergunta, o Robinho disse q pro Brasil só vem pro Santos, diante disso quem voce traria pra ser o “Ronaldo” tricolor????

    Já que é pra tirar o escorpião do bolso eu traria o Valdivia e o Ricardo Oliveira facil facil, rs

    Abraços

    • Gabriel 6-3-3 says:

      Eu acho que o São Paulo não precisa caçar um “Ronaldo”, e sim formar um time forte e com bons jogadores. Mas se aparecer a oportunidade, como no caso do Robinho, tem mesmo que investir!

      O problema é que o São Paulo em 2009 estagnou. Não revelou, não ganhou nada, e tá cheio de jogador meia-boa.

      Mas o patrimonio do clube é muito grande, e a venda do Hernanes por exemplo pode equilibrar bem as contas. Acho que o Ricardo Oliveira seria uma grande contratação!

      • FRANÇA esta perdido por ai…

        nao eh nenhum craque de nome.. porem tem muito respeito pela torcida!

        • nigrosopmac says:

          Bem lembrado, mas quer ver o SPFC ir atrás?! Manda uma proposta do Flamengo pro cara… rapidinho eles se movimentam.

          • Gabriel 6-3-3 says:

            ta com invejinha porque o teu time nao conseguiu o alex silva ne? hauhuahiuahuha

            • nigrosopmac says:

              Invejinha é coisa de quem faz meinha, e graças a Deus, não sou tricolor. E o Alex Silva é um ótimo zagueiro que deixou o seu futuro na mão do Hamburgo, que obviamente escolheu a grana oferecida pelo SPFC.

              Por outro lado, temos excelente zagueiros, inclusive na base. Eles farão a diferença em 2010, e o Marcos Braz com certeza vai trazer alguém com o mesmo peso do Alex Silva para o Flamengo, disso não tenho dúvida.

              SRN

              • Gabriel 6-3-3 says:

                entao não fala bestera.

                • Arthur Orlandi says:

                  Meus deus, o Blog do Rica deveria se chamar “Os Donos Da Verdade”, cada um que vem aqui, e sabe de TUDO, e a sua opnião eh sempre a certa (estou levando em conta TODOS os comentarios), pelo amor de deus, que Nojo.

        • ranierinery says:

          grande françonildo natural de Codó

      • Juransco says:

        E pra piorar, as meninas dos olhos entraram na justiça contra o clube, e de uma hora pra outra se lança na mídia que 20% da base tricolor é empresariada por uma pessoa ligada ao Kia (MSI).

        Esse foi o mico do ano!

        • Gabriel 6-3-3 says:

          Mico do ano? hUAHIHAU

          O São Paulo fez eles voltarem com rabo entre as pernas pra treinar… e de quebra levou o titulo da copinha calando muito invejoso ai, nao fla bestera fio.

          • Pedro Henrique says:

            eh bem assim que tem que ser o relacionamento entre os atletas e o clube!!! ahuahuhuahuauhahu

  13. facao says:

    “Ouviu na lata de um dos possíveis patrocinadores que “não me interessa o titulo brasileiro. Me interessa exposição de marca”.”

    Não sabia que o Rica acompanha as reuniões do presidente do SPFC com os patrocinadores. Parabéns cara.

  14. lcodelima says:

    Porra Rica, fala pro Juvenal pagar o cara, desde 2002???

    http://www.youtube.com/watch?v=1dol0WYF-LU&feature=related

    Depois eh o Mengão o mau pagador…
    ahsudhfaushdufhasudhfuahsdufhasudhf

    Chorei de rir!!!

  15. rrezende88 says:

    A respeito da nova tendência do mercado brasileiro em recuperar jogadores de destaque, o mercado europeu começa a esboçar esta tendência também de acordo com a realidade de lá, é claro. O Manchester United trouxe Owen, o Milan troxe o Beckham novamente e a Roma “repatriou” Luca Toni.

  16. Juransco says:

    Texto hiper-interessante, gostei pra caramba!

    Realmente a diretoria do Corinthians conseguiu colocar o ovo em pé com a contratação do Ronaldo.

    Esse ano eles conseguiram inclusive aumentar os rendimentos, porque o risco diminui agora que o Ronaldo já mostrou do que é capaz.

    É muito bom que o JJ tenha enxergado isso, faz tempo que tava dando no saco assistir jogo do SPFC!

    • ultima vez que o SPFC fez isso, foi qdo trouxe o RICARDINHO

      falavam na epoca que era o REAL MADRID BRASILEIRO

      KAKA, LUIS FABIANO E RICARDINHO

      no fim.. ficaram conhecido com a GERACAO PIPOCA

      • Juransco says:

        Não tem nada haver uma coisa com a outra.

        O que o Rica quis dizer é que dificilmente se ganha um torneio de pontos corridos sem “o cara”, que é esse jogador chave capaz de decidir uma partida.

        E é aí que entra Ronaldo, Robinho, etc.

      • nigrosopmac says:

        Comparar Ricardinho com Ronaldo, mesmo gordo igual uma porca grávida, é demais… forçou a barra amigão.

        • Rodrigo Ribeiro says:

          pois é, sou mais o Ronaldo gordo, manco e vendado que o Ricardinho em plena forma…

      • Bortone says:

        pois é, vc esqueceu de citar quem era nossa zaga!!
        Kaká nunca resolveu nada,

        e td mundo sabe qo Ricardinho era boicotado pela turminha do GustavoNery…

        • Meiri says:

          Ricardinho era chamado de Sr.R$500 mil…sacanagem.Boicotaram o

        • Rodrigo Ribeiro says:

          putz… jean, julio santos e cia… debi & loide…. rs

          • Bortone says:

            nem lembre!!

            • Leonardo says:

              Voces crucificam o time e se julgam torcedores,
              Ninguem lembra que nessa epoca em que o time estava muito bem, na hora do jogo contra o Santos, se machucaram, Kaka, Reinaldo, Gabriel.
              Não acho que aquele time foi pipoca, apenas deu azar, mas com esse tipo de torcida vai ser pipoca mesmo.
              Bom deve ser ter, Mineiro, Josué, Lugano,Fabão, Ricardo Oliveira, Junior, Danilo e perder dentro do Morumbi pro Internacional sem dar nenhum chute a gol, sem nem sujar a roupa do Clemer, isso ai sim, É MURICY…Aff…

              • Meiri says:

                Vc tá muito estressado,hein…Ninguém falou do Muricy,cara.Lembra do time de 2002???Os caras estão falando dos caras da zaga que eram o ó,só isso!Muricy é do Parmerinha,esquece ele,meu…SSP!!!

              • Rodrigo Ribeiro says:

                quem ta crucificando mano? se acalme cara… alias achei uma puta palhaçada qdo a independente foi de amarelo pro jogo, agora vc vai querer dizer que a dupla debi & loide jogavam alguma coisa? caraca meu, ninguém pode fazer piada aqui que nego se revolta… acho que tem gente que precisa saber que antes de mais nada futebol é lazer…

                • Leonardo says:

                  Mas chamaram o time de pipoca e o time era bom cara, só aconteceu que sairam jogadores importantes na hora decisiva, o Jean nao era mal zagueiro.
                  Agora eu falei do Muricy, pq o time era um timaço, ja estava montado e mesmo assim ele estragou tudo, só fez merda saca.
                  Enquanto o outro estava sendo montado, aconteceram acidentes como esses e a torcida ja pegava no pé e chamava de pipoqueiro.
                  Foi só isso, é por isso que o Muricy é o pior de todos pra mim, como pessoa e profissional, e gente nao é facil esquecer pois foram 4 anos quase matando a gente na unha, tinha hora que nem parecia o SP, fora as muricetes de plantao, que eu acho que eram tudo curintiano, santista e palmeirense, nao tem logica, rsrs.

  17. Nicolas Souza says:

    Rica,

    Há muito leio seu blog. Sou um grande fã do seu trabalho.

    Tenho uma dúvida. Este movimento de repatriação de grandes jogadores é meio cíclico. E estes ciclos geralmente coincidem com as copas do mundo.

    Não seria este ciclo uma “manobra” dos clubes europeus para arriscar uma valorização seus “ativos” e de quebra aliviar a “folha” em um ano atípico e improdutivo(calendário interrompido etc.)?

    SRN

    Nicolas

    • Leonardo-DF says:

      Exatamente!
      Os “Medalhões” que estão rachando de ganhar dindin lá fora só pra esquentar banco, agora voltam, para serem as estrelas dos times nacionais, para se valorizar, com a desculpa de poder vestir a amarelinha na copa. Grande balela, pois se não fosse para voltarem valorizados, os clubes europeus nunca emprestariam os jogadores a custo zero.
      SRN!

  18. Blackbird says:

    Uebaaaaaaa! Agora vai, hein! Espera-se…

    Então, sou contra a vinda do Robinho. Pra mim, ele é o novo Denilson: cisca, cisca e nada. Não é produtivo.

    Quem será a cereja do bolo?

  19. Luciano Renno says:

    Ta certo Rica. Felizmente o JJ reconheceu a tempo de mudar ainda. Torço somente para que os tais 20mi de déficit sejam logo saldados com a venda de Hernanes. E o que disse a respeito do Real Madrid esboça bem como que mesmo após tantos fiascos na Champions eles continuam como top no mundo: Marketing.

    Valeu Rica. Agora é torcer para que continue nesse mesmo ritmo (que Ricardo Oliveira venha!), mas sem tirar muito os pés do chão também. Porque dinheiro não dá em árvore né?!

    Abraço.

  20. fiabib says:

    Gostaria de ver o SP jogando um futebol com maior qualidade, com toque de bola, com velocidade, com dribles. Mas não vamos crucificar o JJ tb, muita coisa ele fez e acertou, como clubes como Flamengo e Corinthians tb fizeram, acertaram e devem ser copiados (o foda vai ser o JJ admitir).rs rs
    O SP está montando um bom time, com vários jogaores experientes, mas ainda falta um fora de série na frente. Poderia ser Ricardo Oliveira. Mas por outro lado alguns jogadores devem ser negociados, para se fazer caixa e tb por que o banco poderia trazer problemas de ego.

    • Gabriel 6-3-3 says:

      Cara o Sâo Paulo nao vai ser sempre pragmatico, é uma fase… e deu muito resultado, dentro e fora de campo. Essa pressão exagerada por uma mudança drástica não leva a nada. O JJ ja percebeu que precisa de mais qualidade e está trabalhando pra isto, vamos dar tempo ao tempo!!

  21. Rodrigo Ribeiro says:

    Rica, tem alguma informação sobre o Roger? Li no final do ano passado em algum lugar que ele voltaria pro Brasil esse ano e o SPFC tinha interesse. Depois assisti uma entrevista dele pro Galvão no EE e ele disse mais ou menos o seguinte: “Quando meu contrato acabar eu volto pro Brasil… sempre fui bem em tricolores, talvez minha carreira seja assim jogar em clubes tricolores…”

  22. Gengis Khan says:

    O São Paulo deveria repatriar o Kaka.

    Só relembrando Rica, essa estória de galáticos, no Brasil, começou com o Flamengo em 1995, quando o Kleber Leite motou um time cheio de estrelas para o centenário do clube, mas não ganhou nada em termos de títulos.

    • lucastommacedo says:

      tira ele do real

      • Marcos Ramos says:

        Pior ataque do mundo….pior ataque do mundo…pára um pouquinho, descansa um pouquinho, Sávio, Romário e Edmundo!
        Essa era a musiquinha que foi parodiada da propaganda de TV de uma companhia aerea pra zoar o que era chamado de “melhor ataque do mundo” e não ganhou nada.Ahahahah…

        • Leonardo-DF says:

          Tirou essa do fundo do baú, lembro disso!!
          hehehehehe
          SRN!

        • Arthur Orlandi says:

          Foda que a gestão era do KL, aonde tudo pode, contrataçoes toscas são feitas, se fosse outro presidente provavelmente nao seria o msm fiasco.

  23. Hugo Mendes de Souza says:

    Rica, fiquei sabendo por um correspondente internacional, que é amigo do meu chefe o seguinte.. O Santos não está conseguindo parceiros pra bancar parte do salário do Robinho.. O City falou que pagaria 50% do salário se ele fosse pro SPFC, só que o Robinho disse que não quer ir pro SPFC, que sua vontade é mesmo o Santos.. Nisso surgiu o nome do Fla, os patrocinadores(OLK e Batavo) se animaram, mas o Brás n que se meter na bagunça, e não admite pagar mais pra ele do que pro Adriano(o que eu tbm concordo)..

    Conlusão dele, o lance tá legal pro sampa, pois conta com o apoio do City.. Mas é o Robinho quem decide, disse ele.. Será que ele n quer mesmo, ou ta fazendo doce pra voltar pro Santos??

    • Arthur Orlandi says:

      Robinho disse que “dinheiro nao eh tudo” (copiando o adriano), mais o City vai pagar 500mil (ou 1 milhao, nao sei), e ainda tem que arranjar patrocinador pra bancar ele?

      • Hugo Mendes de Souza says:

        Se o City pagar metade do salário, o Santos terá que pagar de 400 a 600 mil… Eles n tem esse dinheiro e buscam parceiros pra fazer como o Fla faz com o Imperador e Love.. mas nem isso tá conseguindo.. Parece que tudo vai se resolver na reunião de hoje ou amanhã entre Santos e City.

  24. [...] This post was mentioned on Twitter by RicaPerrone, gisela, Lucas Lipay, Vinicius Santiago, Thiago Bringer and others. Thiago Bringer said: Acho otimo… RT @RicaPerrone: Mudando os planos – http://bit.ly/9kxl2S [...]

  25. urubu rei says:

    a receita de bolo que todo clube deve seguir em cada temporada é essa,montar um bom time com algumas estrelas pra aumentar a exposição na mídia e atrair bons patrocinadores,revelar um ou dois jogadores,disputar as principais competições e ganhar títulos.
    o flamengo acordou pra realidade e tem seguido bem essa fórmula ,já o spfc por um pouco de soberba e auto-suficiência deixou de lado alguns ingredientes,o que fez o bolo desandar.parece que o jj se tocou disso.

    SRN

    • Gabriel 6-3-3 says:

      pode ter sido soberba um dos fatores, mas é que tava dando certo né, a pressa maior de mudar e melhorar não era mesmo do São Paulo, mas hoje ja perceberam a necessidade.

    • nao acredito q o SPFC nao tenha ido atras de alguem de NOME

      2006 foi atras do RICARDO OLIVEIRA. ele foi artilheir do time na LIBERTA.. so nao jogou a final. infelizmente!

      2007 manteve a base, com a troca de jogadores.

      2008 foi atras do ADRIANO.. infelizmente o time nao correspondeu no 1o semestre.

      2009 manteve a base.. sem grandes nomes…

  26. Marcos Ramos says:

    Liguei no sócio torcedor e realmente a partir de agora o ST pode comprar pela net e não precisa retirar o ingresso, basta o cartão para passar na catraca.
    Agora não tem desculpa, estou aderindo ao programa e finalmente acho que vou parar de cair na mão de cambista.
    Isso aliado a um bom time, é morumbi direto de novo!
    Uhuuu …só faltava poder tomar uma cervejinha…
    Abraço

    • Gabriel 6-3-3 says:

      Açoes como esta tambem fazem sucesso e podem melhorar a renda e numero de pessoas no estádio. São vários os fatores que determinam o sucesso de um clube, não só contratação de estrelas.

      • Bortone says:

        demorou pra ST poder comprar pela internet!

        Mas o ST devia ter mais vantagens aos torcedores de outros estados, no do DF por exemplo aonde existe a embaixada tricolor, poderiam trazer jogadores p/ autografos, descontos maiores q os 5 ou 10% q os ST tem…

        • Gabriel 6-3-3 says:

          verdade!

          • Marcos Ramos says:

            Eu não era socio-torcedor, acabei de me tornar.Finalmente estarei livre dos cambistas, não adianta eu ser socio-torcedor mas ter que chegar no estádio e pegar fila pra retirar ingresso, se eu tivesse tempo iria lá, mas não é meu caso.Agora, com essa modificação (o proprio cartão com chip serve como bilhete de entrada) vai ficar bala!
            Abraço!

    • urubu rei says:

      esse negócio de proibir a sagrada cervejinha nos estádios é ridiculo mesmo.não existe em nenhum lugar do mundo.em qq lugar sério a polícia identifica e prende os baderneiros , aqui preferem proibir a cerva como politica de segurança. parece aquela estória do marido que pega a mulher com outro no sofá,e pra resolver…vende o sofá.
      kkkkkkkk

      SRN

      • Rodrigo Ribeiro says:

        se adiantasse né mano? Neguinho bebe, fuma, cheira todas antes do estádio, faz arruaça, quebra tudo e quem gosta de curtir o jogo tomando uma gelada é que se fo**…

        • Bortone says:

          sempre q vou a estadio tenho q beber antes de entrar, seria mto mais praseroso beber dentro do estadio…

          Deveria ser permitido apenas a Cerveja q tem baixo teor alcoolico, Vodka e Pinga ai so em casa rssss

    • para ficar perfeito.. soh faltou inaugurar o metro SPFC/MORUMBI..

      ai eh media de 30 mil/jogo

      • Bortone says:

        esse metro vai ser foda!!

        sou de Brasília, mas tenho familia em sampa, sempre q to por ai tento ir nos jogos, mas tem vez q n dá pra ir por estar sem carro e n saber pegar os onibus ai. Mas com metro da pra se virar né!!

  27. Daniel Fernando SPFC says:

    Concordo nao!! o SP levou adriano principal nome de impacto em 10 anos do ftbol o ronaldo foi 1 ano depois sendo o principal nome de impacto que retornou ao brasil entao quem começou?? os paramentos do patrocionio do curinthias vai ser alto pela exposiçao do centenario do clube e tb pq alguns meio de comunicaçao como a globo e a band tem seus times favoritos flamengo e corinthias até pelo ibope que eles dao
    pelo numero de torcedores que ambos poussuem! discordo que isso é um ”golpe” de marketing as contrataçoes de tais jogadores pois se pode levar pq num o leva? entao pq ele num pagou os 250mil ao cicinho se nao quer exposiçao? o flamengo queria exposiçao quando queria contratar o alex silva? discordo é nescessidade se pode pq nao vai atraz!! time
    que nem o flamengo e curinthias tem essa exposiçao nao por titulos ganhos e sim pq possuem um grande contigente de torcdeores e enquando o SAO PAULO por ganhar titulos!!

    pois eu nao torço pro campeonato de patriocinio do brasil
    e sim pr ganhar titulos de ftbol isso é um ”plus” a +
    apenas isso!! nao vou contar ao meu filho que ganhei o mundial de patriocionio! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o SAO PAUlo
    mescla os 2 muito bem isso é oq importa nd +!!

  28. Meiri says:

    Gente,o que a Batavo fez na camisa do Flamengo???Que coisa feia…nada a ver,as cores não combinam…affff!Camisa listrada na horizontal,nas cores preto e vermelho com a marca do patrocinador em azul e branco…E aprovaram a nova camisa,ainda…

  29. danav says:

    Acho que é um péssimo negócio. De que adianta pra torcida o clube ganhar uma fortuna de patrocínio e não conseguir reverter isso em títulos?

    Prefiro o SPFC com R$ 18 mi de patrocínio ganhando títulos do que o Corinthians com R$ 40 mi sem ganhar nada, mas cheio de estrelas.

    • Junior says:

      Concordo plenamente. Pro clube é interessante o “craque” trazer títulos, pro patrocinador é interessante o “craque” trazer exposição da marca. Se der pra conciliar as duas coisas acho ótimo, fica bom pra todos, agora se o “craque” for craque só no marketing e não estiver correspondendo em campo melhor ficar com os menos badalados que resolvem.

  30. pitangac says:

    Rica

    O que você achou da grande iniciativa de marketing do Corinthians que foi o navio do centenário? E da cerimônia de apresentação dos novos patrocinadores? Gostaria que suas respostas fossem colocadas neste maravilho contexto do marketing corintiano que serve mais para enriquecer o fabricante de camisas que o clube.

    Abçs

    Paulo

  31. Nirvamaniaco22 says:

    excelente post, concordo em tudo !

Receba as notícias e os gols do seu time direto no celular. Para assinar, basta selecionar sua operadora, inserir o número do seu telefone e, em seguida, colocar o código de confirmação que receberá em seu aparelho.