Home » Futebol » Clubes » Fluminense » 10 questões sobre Luxa

10 questões sobre Luxa

Luxemburgo é um sujeito polêmico. Vencedor, incontestável, odiado, adorado, perseguido e protegido.  A mídia, em geral, o odeia. Mas não prova, então, insinua.  Eu não avalio ninguém por insinuações.

O que penso de Luxemburgo no Flu?  Em 10 questões.

1- Você aprova sua vinda?
Sim, é o melhor nome de peso que há no mercado. O Fluminense tem um elenco caro e não dá pra ficar brincando de arriscar nas mãos de novos fracassados ou de apostas mirabolantes.

2 – Ele pode prejudicar o Flu com os “esquemas” dele?
Que esquemas? Aqueles que todo mundo insinua mas não mostra? Eu não sei quais são os esquemas, como eles funcionam, quem beneficiam e quem prejudicam. Como todos, só ouço falar.

3 – Mas se os esquemas forem verdade, podem prejudicar o clube?
Empresa com comando jamais será prejudicada em grande escala por um funcionário. Em qualquer clube organizado o treinador não fará NADA grandioso sem o aval de diretor de futebol, presidente e, no caso, até patrocinador. Se Luxemburgo for o monstro que pintam por aí, é porque os clubes e os envolvidos deixam ser. Ninguém faz “esquema” sozinho.

4- Porque ele não ganha nada há anos?
Primeiro porque o futebol mudou e passou a premiar Roth, Muricy, entre outros. Luxemburgo não se adaptou ao futebol de resultado ainda. Mas, o melhor Palmeiras da década, foi dele. O Gremio de 2012 muito bem armado, e o Flamengo mais decente desde o surto de 2009 foi o que ficou 9 meses sem perder. Luxemburgo não desaprendeu nada.

5- Então porque sai de seus clubes?
Em 100% dos casos recentes deixou os clubes por problemas de relacionamento. Aí sim, podemos ter um motivo para a queda do treinador. Vaidoso, arrogante as vezes, ele não é sutil. Se há algo que o Luxemburgo precisa melhorar com urgencia é o trato com os jogadores. Que um dia, diga-se, foi seu forte.

6- O Fred pode ter problemas com Luxemburgo?
O Fred pode ter problemas com o carteiro da rua dele. Hoje em dia é fácil ter problema com o Luxemburgo porque a mídia o condena de véspera. Mas acho mais fácil o Luxa fazer o Flu jogar mais pra frente e o Fred fazer ainda mais gols do que se rebelar contra alguma nova função.

7 – Você aprova a troca de Abel por Luxa?
Não. Até ouvir o Abel dizer que também faria. Se ele, lá dentro, acha que desgastou e é hora de mudar, então, aprovo.

8- Torcedores do Flu rejeitam Luxemburgo. Porque?
Porque como 90% das pessoas que gostam de futebol, ouvem falar e vira fato.  Luxemburgo não é santo, dúvido que não tenha seus bons negócios anti éticos no meio do anti ético futebol. Mas daí a ser o monstro que pintam, dúvido muito. Torcedor acha que sabe demais dos bastidores, mas nem nós sabemos direito. É muita lenda pra pouca história.

9- Vai dar certo?
Acho que pode sim. O Luxemburgo é carioca, gosta de futebol bem jogado, a torcida do Flu é exigente, não gosta só de 1×0 jogando feio. O Luxa precisa de um grande trabalho, apesar de eu enxergar alguma “desmotivação” nele nos últimos anos.

10- Você defende o Luxemburgo porque?
Defender é separar fatos de insinuações? Se for, o defendo. Como técnico, acho o melhor que já vi. Hoje, passa um momento de mudanças, ou saco cheio, não sei. Não sou amigo dele, não ando na casa dele, portanto não farei qualquer avaliação do seu dia-a-dia ou dar conselhos via tv/radio para que ele volte a ser feliz.  Minha arrogância tem limites. Eu não acho que posso saber o que de fato atrapalha ou colabora na vida de uma pessoa que sequer conheço.  O que sei é que ninguém desaprende nada. Se o problema do Luxemburgo for “esquemas” como dizem, cabe ao Flu breca-los.

Eu não trabalho com fofoquinha. Aqui você não lê, ou é muito raro, alguma notícia com “teria dito que…”, insinuações covardes de quem diz sem dizer.

De futebol ele manja. Mais do que todos nós juntos. Como ele conduz isso, outros 500.

abs,
RicaPerrone